quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Projeto de Férias - Tarefa 14


Olá Pessoal!!!

Sempre Alerta!!!

Espero que vocês não estejam sentindo tanto calor quanto eu estou... hehehehe

Vamos a mais uma tarefa?

TAREFA 14

B.P. nos questiona no livro Escotismo para Rapazes, o que nós faríamos se precisássemos de fogo e não tivéssemos fósforos. Já ouvi! Um engraçadinho aí, deve ter respondido: uso isqueiro! Mas a intenção de B.P. era nos preparar para eventualidades/acidentes.

E a resposta a esse questionamento de B.P., se pararmos para pensar, é bem interessante.

Vamos saciar a curiosidade então?

A tarefa de vocês é descobrir maneiras (isso mesmo, existe mais de uma maneira) de fazer fogo sem a utilização de fósforos e isqueiros.

Boa procura!!!

Chefe Laila

5 comentários:

  1. Melhor e mais fácil do que bater pedras e raspar pauzinhos, seria pegar uma lente de aumento, mesmo que improvisada com uma garrafa pet com água e um pedaço de papel, ficar mirando o foco do sol, até pegar fogo.

    ResponderExcluir
  2. Fogo por arco

    Trata-se de outro método de fricção que requer algum tempo de aperfeiçoamento. Os itens a seguir serão necessários.

    Soquete - pedra lisa, do tamanho da mão, com uma ligeira depressão de um lado.
    Broca - uma vara de madeira rígida e forte, com cerca de 30 cm de comprimento e de 3 a 5 cm de diâmetro.
    Placa base - uma placa lisa de madeira macia com cerca de 30 cm de comprimento, 15 cm de largura e 2 cm de espessura.
    Arco - uma vara flexível de madeira verde com cerca de 2,5 cm de diâmetro e de 45 a 60 cm de comprimento.
    Cordão - cordões de sapatos servem perfeitamente
    Depois de reunir o material, é hora de acender o fogo.

    Crie uma depressão pequena e arredondada no centro da placa base.
    Faça um corte em V apontando para baixo no centro da placa, de forma que ele se alinhe com a depressão.
    Dobre o arco em forma de meia-lua e o amarre com os cordões de sapatos.
    Posicione a placa no chão e uma pequena quantidade de material inflamável sobre o corte em V.
    Segure a placa com o pé para propiciar estabilidade e posicione o arco em torno da broca, apoiada na depressão central da placa.
    Coloque o soquete sobre a broca, pressione moderadamente e acione a broca com movimentos repetitivos do arco. Isso fará com que a broca gire e criará um pó preto e quente que cairá sobre o material inflamável. Em pouco tempo, surgirão chamas e você poderá transferir o material inflamável aceso para o local da fogueira.







    ---------------------------------------------




    Fogo usando gelo

    A técnica é uma variação do método que usa uma lente de aumento, no caso substituída por gelo.

    Encontre ou faça uma lente esférica de gelo com cerca de 5 a 7 cm de espessura em sua porção central. O gelo precisa ser transparente para que o método funcione. Caso você tenha uma panela, use-a para congelar água.
    Remova as porções turvas do gelo e apare o gelo em formato redondo e abaulado como uma lente de aumento.
    Use o calor de suas mãos para alisar o gelo - quanto mais liso, melhor.
    Obter gelo transparente é o grande desafio da técnica e não existe método garantido. O gelo de lagos e rios tem mais chance de ser transparentes.
    Assim que você tiver dado forma à sua lente, use o sol para concentrar um ponto de calor no material inflamável. Caso o calor não baste para inflamar o material, continue trabalhando para dar o formato correto à sua lente.
    Para mais informações sobre como sobreviver longe da civilização, siga os links na próxima seção.

    ---------------------------------------------

    existe outras maneiras como:
    bater pedras , pegar uma lente de aumento, mesmo que improvisada com uma garrafa pet com água e um pedaço de papel, ficar mirando o foco do sol, até pegar fogo.

    ResponderExcluir
  3. Localização e preparação

    A localização é tudo na hora de se fazer o fogo. O primeiro passo para uma boa fogueira de acampamento é estudar o terreno que o cerca de modo a escolher o melhor local. Eis algumas das características que você deve procurar:

    solo seco
    superfície lisa
    proteção contra o vento
    acesso à lenha
    estar próximo ao local de abrigo
    estar próximo a uma fonte de água
    Antes de começar a preparar a fogueira, você deve verificar se o local supre as suas necessidades de abrigo e água. Quando descobrir uma boa posição, remova a vegetação que encontrar e cave um fosso de cerca de 10 a 15 cm de profundidade com 1 m de diâmetro. Caso existam pedras grandes por perto, coloque-as em torno do fosso para ajudar a conter o carvão. Não use pedras de rio, pois elas podem rachar, arrebentar ou explodir quando aquecidas. Caso haja neve no chão, construa uma plataforma de ramos verdes e dimensões médias.
    Depois de escavar o fosso, recolha a lenha. Fogueiras precisam começar pequenas e crescer aos poucos, de modo que é recomendável recolher pedaços de lenha de dimensões variadas:

    palhas e cascas - pegam fogo facilmente e ajudam a criar a fogueira
    lascas - de pequenos gravetos a toras médias;
    combustível - ramos e troncos maiores.
    Muita coisa pode ser usada para iniciar as chamas, desde que os materiais estejam completamente secos. Por exemplo, pinhas, folhas caídas, cascas de árvore, penas de pássaros (em inglês), bolas de algodão, fiapos de pano, musgos ressecados são alguns dos itens que podem ser usados. Caso você disponha de uma faca, remova a casca de uma árvore e obtenha lascas de madeira fresca do tronco. Caso use folhas ou pinhas, amasse-as em formato esférico.

    As lascas usadas para acelerar a queima podem ser gravetos pequenos e médios, e também precisam estar secas. Se você incluir material úmido na fogueira, as chamas se extinguirão antes que cheguem ao material combustível de duração mais longa. As lascas de aceleração devem ter tamanho de entre 5 e 20 cm.

    A temperatura de uma fogueira depende do material combustível principal. Procure ramos secos de árvores grossas. Os itens combustíveis devem ter de 20 a 60 cm. Árvores como as bétulas (em inglês) crescem perto de riachos e lagos, e queimam com muita rapidez, propiciando muito calor. Os abetos geram mais fumaça no verão e na primavera do que no inverno e no outono. Caso esteja enfrentando uma emergência, não escolha demais - qualquer madeira seca serve. Procure por nós de madeira mais leves - porções bulbosas de madeira nos ramos. Elas acumulam seiva e queimarão por mais tempo e também mais devagar.

    Quando estiver quebrando os ramos maiores, não o faça sobre seus joelhos - essa é uma maneira fácil de se ferir. Coloque uma ponta do ramo apoiada em uma pedra e use sua bota e o peso de seu corpo par quebrá-los. Outro bom método é encontrar duas árvores próximas uma da outra, colocar o ramo entre elas e tentar criar uma alavanca que o faça quebrar. Caso você encontre um tronco que não quebra de jeito nenhum, use-o para alimentar o fogo aos poucos.

    Uma boa referência para recolher madeira é apanhar a quantidade que você acredita necessária e então duplicá-la. A madeira será consumida muito mais rápido do que você imagina e a última coisa que você irá desejar é ficar sem fogo no meio da noite. Quando houver madeira suficiente, empilhe-a perto do fogo em pilhas de dimensões semelhantes. Se você tiver conseguido madeira molhada, faça o que puder para começar a fogueira e depois coloque os troncos e ramos molhados nas proximidades. Quando eles secarem, acrescente-os à fogueira e coloque mais madeira úmida em volta.

    Letícia

    ResponderExcluir
  4. Fogo por atrito em placa

    Essa técnica requer paciência e muita determinação, mas funciona bem.

    Encontre uma peça de madeira macia com cerca de 45 cm de comprimento e 5 cm de largura que servirá como placa de atrito. Salgueiros e álamos fornecem boa madeira para isso e é fácil encontrá-los perto de rios e lagos.
    Escave uma ranhura de 2,5 cm de largura e de 15 a 20 cm de comprimento no centro da placa, a cerca de 5 cm de qualquer das duas pontas. Use uma faca ou uma pedra afiada.
    Encontre um graveto de madeira sólida para gerar o atrito. O comprimento da peça deve ser de cerca de 30 cm e uma das extremidades precisa ser pontiaguda.
    Coloque a placa no chão e insira o graveto na ranhura.
    Mova o graveto para frente e para trás ao longo da ranhura com pressão moderada, a fim de criar pequenas porções de serragem.
    Quando houver um volume suficiente de serragem, eleve a ponta da placa e a apóie no joelho. A serragem se acumulará na ponta mais baixa da ranhura.
    Esfregue a ranhura o mais rápido possível com o graveto, exercendo pressão forte, até que a serragem se inflame. Assopre lentamente o material inflamável até conseguir uma chama que você possa usar para iniciar a fogueira.

    _______________________________________________
    Essa técnica envolve o uso de uma lente de aumento em um dia de sol. Também se pode usar a lente de uma câmera desmontada ou de um binóculo.

    Forme uma pilha de material combustível no centro do fosso.
    Segure a lente a cerca de 30 cm acima da pilha.
    Oriente a lente para que o sol se concentre em um pedaço pequeno.
    O material combustível deve começar a queimar rapidamente.
    Sopre o material para acelerar a ignição e alimente a chama com faíscas até que o fogo se estabilize.

    _______________________________________________

    Método da bateria

    Se você se perdeu com seu carro, você pode utilizar a bateria dele para criar a fagulha.

    Encontre alguns fios do veículo (qualquer fio do motor serve).
    Prenda dois pedaços de fio a cada terminal da bateria.
    Reúna o material inflamável e encoste os fios por sobre ele (isso deve criar uma fagulha e o material vai começar a queimar).
    Sopre gentilmente para alimentar a chama.
    Quando o material estiver aceso, leve-o rapidamente ao fosso da fogueira e acrescente lascas para acelerar a combustão.

    Letícia

    ResponderExcluir
  5. se for um dia de sol forte, pegue um saco plástico transparente, coloque dentro dele um copo de agua posicione o saquinho de uma maneira que a luz solar se concentre em único ponto, esta concentração funciona como um amplificador do calor da luz solar (o mesmo principio de uma lente de aumento) , coloque no ponto de convergência materiais de fácil combustão (folhas seca, papel, pequenos gravetos,etc) o calor produzido pela convergência da luz solar fará com que estes materiais se aqueçam a ponto de pegarem fogo, quando perceber os primeiros sinas de fogo alimente a chama com pequenos gravetos ate conseguir um fogo suficientemente forte para ser alimentado por galhos maior
    a claro que isto não deve ser tentado em casa, mas é muito útil caso vc esteja perdido na mata e não tenha nada mais moderno para produzir fogo

    ResponderExcluir