terça-feira, 4 de outubro de 2011

Acampamento na Ilha de Brownsea

Ilha de Brownsea- Inglaterra 

Um dia, em meados de Junho de 1907, aquele que seria o primeiro chefe escoteiro do mundo sentou-se e escreveu uma carta para alguns de seus velhos amigos do exército e suas esposas, pais de meninos, alunos de Harow, Charterhouse e outras grandes e selecionadas escolas inglesas entre 11 e 12 anos de idade e em início da adolescência.
"Eu proponho", escreveu ele, "fazer um acampamento com 18 meninos escolhidos para aprender” scouting “por uma semana nas férias de agosto... O acampamento, por gentil permissão de C. Van Raalte, será realizado na Ilha de Brownsea...".
Como qualquer chefe escoteiro depois dele, continuou sua carta destacando o adestramento que pretendia dar aos meninos e assegurando aos pais que "todo o alimento, cozinha, higiene, etc..., seria cuidadosamente observado". Incluiu uma lista de roupas e do material necessário para acampar. Pediu que cada menino viesse para o acampamento sabendo o uso de três nós simples - nó direito, escota e volta do fiel - e providenciassem esboços dos nós que pudessem não saber.
Em conclusão ele escreveu: "Se você deseja enviar seu filho para o acampamento nestas condições, por favor avise-me e enviarei detalhes de como treiná-los, etc.". R.S.S.B-P.
Poucos dias mais tarde, em 17 de junho de 1907, ele enviou convites semelhantes para as Companhias das Brigadas de Meninos de Bournemouth, para escolher 6 de seus membros, e para as Brigadas dos Meninos de Poole, 3 de seus membros, para juntar-se a ele, meninos de escolas secundárias, meninos de fazendas, filhos de famílias da classe operária.
Os convites para ir acampar com o famoso general Robert Stephenson Smyth Baden Powell foram aceitos com entusiasmo. Quem não gostaria de passar uma semana com o "Herói de Mafeking" - o apelido que Baden Powell ganhou como defensor da sitiada Mafeking durante a guerra dos Boers, na virada do século!
O número original de 18 foi excedido. Após pensar bem, Baden Powell decidiu incluir seu primo órfão de 9 anos para atuar como seu ajudante. Ele convidou um de seus velhos companheiros de armas, o Major Keneth McLaren para que o acompanhasse como assistente.

Em 29 de Julho, parte dos participantes (12 rapazes) embarcaram a bordo do Hyacinth, no porto de Poole, para fazerem a travessia de pouco mais de 3 Km até ao cais de Seymour.
Embarque no Porto de Poole

Alguns historiadores contabilizam um total de 22 rapazes, neste acampamento experimental. Para além dos famosos vinte, cinco em cada Patrulha, ainda Simon Rodney (12 anos), na Patrulha Lobo, e Donald Baden-Powell (sobrinho de B-P) que, por ter apenas 9 anos, ficou como Ordenança de Campo (uma espécie de auxiliar). A presença de Donald é confirmada e, dada a sua idade, pode ser “interpretado” por um Lobinho.

Já na ilha, percorrendo ainda cerca de 800 metros até ao local do acampamento, ao sul da ilha. No dia seguinte, chegaram os restantes. Na noite do dia 30, ao redor da fogueira, B-P contou algumas das suas aventuras na África e na Índia e deu informações sobre o dia seguinte, terminando o dia com orações.


Cada Patrulha ficou com uma tenda militar, em forma de campânula. B-P e os seus assistentes ficaram noutra tenda. Havia, ainda, uma tenda-cozinha e uma tenda aberta de um dos lados para se abrigarem em caso de tempestade.
 B-P ao lado de uma tenda

No outro dia, 1º de agosto, e pelos sete dias seguintes, Baden-Powell trabalhou com os meninos, testando o que ele chamou de "Método Escoteiro".


B-P testando a corda para o jogo de tração e/ Jogo de recolha e identificação de folhas 

Todos os dias haviam inúmeros jogos: jogo do Kim, caça à baleia, seguir pistas, competição de nós, caça ao urso, tração da corda, observação de veados, entre outros.

Os elementos de cada Patrulha distinguiam-se por um pedaço de lã colorida, presa no ombro: azul para os Lobos, verde para os Touros, amarelo para os Maçaricos e vermelho para os Corvos. Cada Guia de Patrulha tinha uma bandeirola com o desenho do respectivo animal.

Desenhos dos totens das patrulhas:

 - Corvo

-- Lobo

 - Touro

 - Massarico

Em 9 de agosto os mandou para casa, satisfeito com os resultados positivos de seu método.
O método funcionou, não somente para os meninos de Brownsea, mas para milhões que seguiram os seus passos desde 1907. 



Por William Hillcourt, autor de "Baden Powell - The Two Lives of a Hero"

** Parte do texto e imagens retiradas do site mundodesbravador.com





 SAPS,
                     Marininha 





2 comentários:

  1. Ficou muito bom, agr a gente tem mais informações para os jogos , tipo torta na cara, etc.

    SAPS (:

    ResponderExcluir
  2. ficou ótimo,é sempre bom estarmos adiquirindo mais conhecimentos!!!OBRIGADA

    ResponderExcluir