Dia da Independência!!!
Hoje é um dia super importante para todos os brasileiros!!!
Sábado passado nos preparamos para tal data, rememorando o Hino Nacional. Além de cantarmos, ainda aprendemos algumas curiosidades sobre o Hino e aprendemos os significados de alguns termos que não conhecíamos!!!
Para hoje, convoco a tropa para comentar dados históricos sobre o Dia da Independência do Brasil e curiosidades sobre o Hino Nacional!!!
Mãos a obra!!!!
Abração!!!
Laila Ribeiro
Titulo: Hino Nacional - Letra tornou-se oficial em 1922; veja a história (13 de abril)
ResponderExcluir.
Data é comemorada no dia 13 de abril
Partitura do Hino Nacional Brasileiro
O Hino Nacional Brasileiro é executado em continência à Bandeira Nacional e ao presidente da República, ao Congresso Nacional e ao Supremo Tribunal Federal, assim como em outros casos determinados pelos regulamentos de continência ou cortesia internacional.
Sua execução é permitida ainda na abertura de sessões cívicas, nas cerimônias religiosas de caráter patriótico e antes de eventos esportivos internacionais.
A música do hino é de Francisco Manuel da Silva e foi inicialmente composta para banda. Em 1831, tornou-se popular com versos que comemoravam a abdicação de Dom Pedro 1º. Posteriormente, à época da coroação de Dom Pedro 2º, sua letra foi trocada e a composição, devido a sua popularidade, passou a ser considerada como o hino nacional brasileiro, embora não tenha sido oficializada como tal.
Após a proclamação da República, os governantes abriram um concurso para a oficialização de um novo hino, ganho por Leopoldo Miguez. Entretanto, com as manifestações populares contrárias à adoção do novo hino, o presidente da República, Deodoro da Fonseca, oficializou como Hino Nacional Brasileiro a composição de Francisco Manuel da Silva, estabelecendo que a composição de Leopoldo Miguez seria o Hino da Proclamação da República.
Durante o centenário da Proclamação da Independência, em 1922, finalmente a letra escrita pelo poeta e jornalista Joaquim Osório Duque Estrada tornou-se oficial. A orquestração do hino é de A. Assis Republicano e sua instrumentação para banda é do tenente Antônio Pinto Júnior. A adaptação vocal foi feita por Alberto Nepomuceno e é proibida a execução de quaisquer outros arranjos vocais ou artístico-instrumentais do hino.